Terapia manual / Osteopatia

A Terapia Manual compreende um conjunto de técnicas na qual o fisioterapeuta utiliza as mãos para influenciar a capacidade de reparo do organismo, tratando as dores e as deficiências neuromusculares decorrentes de lesões e doenças musculoesqueléticas. Pode causar reações psicológicas que apresentam uma resposta somática em decorrência do relaxamento e sensação de bem estar.

Dentre as várias técnicas que compreendem a terapia manual temos a mobilização neuromeníngea, manipulação articular, facilitação neuromuscular proprioceptiva (Kabat), manipulação miofascial, terapia crânio-sacra, reeducação postural global (RPG), massagem transversa profunda, técnica de energia muscular e massoterapia.

Somente após uma avaliação clínica criteriosa, o fisioterapeuta poderá utilizar a técnica ou as técnicas mais eficazes para o quadro clínico do paciente.

OSTEOPATIA

A osteopatia é uma ciência terapêutica baseada na biomecânica do corpo e envolve um conjunto de terapias manuais que corrigem os efeitos perversos vindos da estrutura óssea. Trata-se de um processo de diagnóstico e terapias manuais das disfunções de mobilidade articular e tecidual.

A avaliação do paciente e o diagnóstico têm que ser feito com cautela, pois é preciso levar em consideração que uma anormalidade na estrutura do nosso corpo pode levar a uma disfunção que tanto pode se manifestar localmente como distante da estrutura lesada. Sendo assim, o tratamento requer um exame aprofundado do paciente que vai terminar no ato terapêutico osteopático.